Fazer exames preventivos é a melhor maneira de cuidar da sua saúde e diagnosticar precocemente possíveis problemas.
O ultrassom transvaginal é um exame de rotina, normalmente solicitado pelos ginecologistas para avaliar a estrutura pélvica e o estado dos órgãos reprodutores femininos. Com o exame, é possível diagnosticar problemas na região pélvica, determinar uma gravidez ectópica, acompanhar uma gestação e, até mesmo, diagnosticar o câncer.
Também chamado de ultrassom endovaginal, o exame é considerado não invasivo, visto que emite ondas sonoras (e não radiação) para gerar as imagens que serão avaliadas pelo médico.
As imagens do ultrassom transvaginal são obtidas em tempo real, o que ajuda a guiar o médico que estiver executando o procedimento.
Em geral, o ultrassom transvaginal é utilizado para identificar cistos, irregularidades em gestação, bem como para afastar dúvidas que possam surgir em demais exames ou até mesmo na análise clínica.
Desta forma, o ultrassom transvaginal auxilia o médico na confirmação de diagnósticos, acompanhamento de condições pré-existentes e até mesmo confirmação de gravidez.
Quando o ultrassom transvaginal costuma ser indicado?
Existem muitas razões pelas quais o ultrassom transvaginal pode ser necessário, incluindo:
- Sangramento anormal, sem causa aparente
- Achados anormais identificados no exame físico, como aumento do volume do útero ou alteração na palpação dos ovários
- Gravidez ectópica, que ocorre quando o feto se implanta fora do útero, geralmente nas trompas de falópio
- Dor pélvica crônica
- Irregularidade do ciclo menstrual
- Cistos ovarianos
- Verificar se o DIU está colocado corretamente
- Suspeita de gravidez ectópica
- Miomas uterinos
- Adenomiose
- Endometriose
- Suspeita de infertilidade
A importância do ultrassom transvaginal durante a gestação
O ultrassom transvaginal é muito importante para detectar complicações presentes no canal vaginal das mulheres e para acompanhar a gestação.
Durante a gravidez, o exame pode identificar sinais de aborto, acompanhar os batimentos cardíacos do feto, examinar a saúde da placenta e identificar irregularidades na vagina.
O primeiro ultrassom transvaginal na gravidez é importante para confirmar a viabilidade da gestação, além de verificar se há realmente um embrião, uma vez que existem casos de gestação anembrionada.
O exame ainda permite verificar se o embrião foi implantado no local correto, uma vez que existem casos de gestações ectópicas, que ocorrem quando o embrião se fixa na parede da trompa de Falópio, inviabilizando o progresso da gestação.
Durante o exame, o médico realiza a medição do colo do útero e avalia o período gestacional baseado no atraso menstrual e no comprimento crânio-nádegas do embrião. Por meio desses cálculos comparativos, é possível estimar a data provável do parto.
Quando o ultrassom transvaginal na gravidez é realizado em uma idade gestacional mais avançada, pode ser possível ouvir os batimentos cardíacos embrionários, causando grande emoção à gestante.
Confira alguns tipos de ultrassom transvaginal para gestantes:
- Ultrassom transvaginal obstétrico
- Ultrassom transvaginal obstétrico gemelar
- Ultrassom transvaginal obstétrico trigemelar
- Ultrassom transvaginal obstétrico para avaliação do colo uterino
Ultrassom transvaginal no Recanto das Emas
A Examine Agora Imagem e Medicina atua desde 2012 na área de diagnóstico por imagem em parceria com grandes clínicas e grupos hospitalares de Brasília.
A clínica oferece uma estrutura agradável e atendimento humanizado para entregar, além de um diagnóstico preciso, a experiência do bem-estar.
Realize seu exame de ultrassom transvaginal na Exame Agora, localizada na Avenida Recanto das Emas.
Agende já o seu exame com a Examine Agora:⠀
(61) 3208-6814 (WhatsApp)⠀
(RT: Flávio H. A. Chaves – Radiologia e Diagnóstico por Imagem | CRM-DF: 19506; RQE: 11288)⠀