Conheça a importância do ultrassom morfológico na gravidez

Muito além de descobrir o sexo do bebê, o ultrassom morfológico é um exame realizado para observar as estruturas anatômicas e analisar os órgãos internos do corpo humano, como o fígado, os rins, a vesícula biliar, o baço, a tireoide, entre outros. O procedimento também serve para monitorar o desenvolvimento dos bebês durante a gestação. 

Com isso, o ultrassom morfológico também ajuda na investigação da presença de doenças congênitas nos bebês, pois ele analisa diversas partes do feto, como cabeça e cérebro, braços, pernas, coluna vertebral, coração, estômago, e várias outras.

Outras análises feitas para o exame incluem as síndromes cromossômicas e as malformações no feto. Por isso, esse procedimento é realizado com bastante frequência durante o período gestacional, podendo ser feito também fora dele. 

Como é feito o ultrassom morfológico?

O paciente deita-se em uma maca, com a barriga para cima, e o médico aplica um gel no local, para facilitar a passagem do equipamento, que emite ondas sonoras de alta frequência. Essas ondas são direcionadas para o organismo e refletidas de volta para o equipamento. 

Isso ajuda na interpretação das ondas, além de gerar imagens tridimensionais para o médico. Trata-se de um exame seguro, não invasivo, feito de forma rápida, em que os resultados são obtidos na mesma hora. 

Ultrassom morfológico no Recanto das Emas

A Examine Agora Imagem e Medicina atua desde 2012 na área de diagnóstico por imagem em parceria com grandes clínicas e grupos hospitalares de Brasília.

A clínica oferece uma estrutura agradável e atendimento humanizado para entregar, além de um diagnóstico preciso, a experiência do bem-estar.

Realize seu exame de ultrassom morfológico na Exame Agora, localizada na Avenida Recanto das Emas. 

Post anterior
O que você precisa saber sobre o ultrassom das articulações
Próximo post
A importância do ultrassom transvaginal para a saúde da mulher

Leia também