Ultrassom de tireoide: qual o papel do exame no diagnóstico?

Em uma pesquisa publicada na Science Alert, foi constatado que 1,6 bilhão de pessoas no mundo podem ter algum distúrbio de tireoide, sendo que uma a cada oito mulheres desenvolverá o problema durante a vida.

A tireóide fica localizada logo abaixo do chamado “pomo de adão”, na parte frontal do pescoço. Através da produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), a glândula controla todo o metabolismo do corpo, regulando o gasto energético e a temperatura corporal, atuando nas funções do fígado, rins, coração e cérebro e interferindo diretamente no crescimento e desenvolvimento de crianças, peso, humor, memória, ciclo menstrual e fertilidade.

Tanto o excesso quanto a falta desses hormônios causam problemas ao organismo, por isso alterações na tireoide precisam ser tratadas o quanto antes.

Principais doenças na tireoide

Hipertireoidismo: aumento na produção dos hormônios T3 e T4, condição que provoca perda de peso, aumento dos batimentos cardíacos, ansiedade e insônia.

Hipotiroidismo: diminuição na produção dos hormônios T3 e T4, condição que causa aumento de peso, cansaço, fraqueza e impotência sexual.

Doença de graves: tipo de hipertireoidismo causado por condições autoimunes. Além dos sintomas já citados, o paciente também pode apresentar olhos salientes e a formação de placas endurecidas e avermelhadas sob a pele.

Bócio: aumento visível do tamanho da tireoide, o que provoca dificuldade para engolir e respirar e sensação de aperto na garganta. 

Nódulos e cistos: em geral, são benignos e desaparecem naturalmente. Podem ser descobertos através do toque ou não.

Tumores: formados pelo crescimento de tecido anormal, os tumores podem ser benignos ou malignos. No segundo caso, quando o câncer é diagnosticado, é necessário realizar a retirada da tireoide.

Ultrassom de tireoide: como funciona o exame?

O ultrassom da tireoide é o exame de imagem que pode ajudar a diagnosticar anomalias na glândula. Este tipo de ultrassom serve para detectar lesões focais (nódulos) e permite a avaliação de linfonodos (gânglios) e glândulas salivares.

Deitado na maca, o paciente permanece estático enquanto o responsável pelo exame desliza o transdutor pela garganta com a ajuda de um gel. O transdutor é um aparelho que emite ondas sonoras de alta frequência que geram imagens bidimensionais dos órgãos, sem causar nenhum tipo de efeito colateral.

Não é necessário nenhum tipo de preparo para esse exame.

Ultrassom de tireoide no Recanto das Emas, em Brasília

Com 8 anos de experiência, a Examine Agora – Imagem e Medicina atua na área de diagnóstico por imagem em parceria com grandes clínicas e grupos hospitalares de Brasília.

Localizada no Recanto das Emas, a clínica oferece diversos tipos de exames de ultrassom, com atendimento para pacientes de muitos convênios médicos.

Agende seu exame através do telefone (61) 3208-6814 (WhatsApp).

(RT: Flávio H. A. Chaves – Radiologia e Diagnóstico por Imagem | CRM-DF: 19506; RQE: 11288)⠀

Post anterior
Quando o exame de ultrassonografia para o aparelho reprodutor masculino é indicado?
Próximo post
O que você precisa saber sobre o ultrassom das articulações

Leia também