O que você precisa saber sobre o ultrassom das articulações

O ultrassom das articulações é realizado para diagnosticar alterações das articulações e dos músculos a elas relacionados. 

O exame de imagem pode ser importante no diagnóstico de problemas tanto para as grandes articulações, como joelhos, cotovelos, ombros e quadris, quanto para as pequenas articulações, como as dos punhos e dedos das mãos e dos pés.

O ultrassom apresenta algumas vantagens em relação a outras técnicas de imagem como: a ausência de exposição à radiação ionizante, relativo baixo custo, capacidade de formar imagens em diferentes planos e quantificação de anormalidades em articulações e tecidos moles.

Por meio do exame de ultrassom das articulações é possível detectar inflamações articulares que não são diagnosticadas durante o exame clínico, principalmente nas pequenas articulações de mãos e pés, que são mais acometidas por doenças como artrite reumatoide.

Também é possível ter um diagnóstico preciso e precoce das alterações inflamatórias e do dano articular, monitorando a doença e proporcionando um tratamento mais eficiente.

Conheça alguns tipos de ultrassom das articulações

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), o ultrassom das articulações é importante para a avaliação de erosões ósseas, o que representa uma vantagem em relação à radiografia convencional. 

Além de alterações ósseas, a avaliação do dano da cartilagem articular  é outro benefício trazido pelo ultrassom, quando comparado a outros exames de imagem, com a visualização direta da cartilagem.

Conheça algumas modalidades do ultrassom das articulações:

  • Ultrassom das articulações dos ombros;
  • Ultrassom das articulações dos tornozelos;
  • Ultrassom das articulações dos joelhos;
  • Ultrassom das articulações dos punhos;
  • Ultrassom das articulações dos pés;
  • Ultrassom das articulações dos cotovelos;
  • Ultrassom das articulações das mãos e dedos;
  • Ultrassom das articulações dos quadris;
  • Ultrassom das articulações das pernas (panturrilha);
  • Ultrassom das articulações das coxas;
  • Ultrassom das articulações dos antebraços;
  • Ultrassom das articulações dos braços.

O exame de ultrassom das articulações é indicado para detectar doenças como: tendinite, tenossinovite, ruptura parcial, total, nódulos, cistos, abcessos, câncer, etc.

Como o paciente deve se preparar para realizar o ultrassom das articulações?

O ultrassom das articulações é um procedimento bastante simples. 

No dia do exame, sugere-se o uso de roupas confortáveis ​​e folgadas, pois há a possibilidade de precisar remover roupas e acessórios da área a ser examinada.

Para que o exame proporcione o resultado esperado, é importante manter-se imóvel, pois o ultrassom é muito sensível ao movimento. 

Além desses cuidados, nenhum outro preparo é necessário. O paciente deve somente levar os exames anteriores, caso tenha, para comparação no momento da realização do novo ultrassom das articulações.

Ultrassom das articulações no Recanto das Emas

A Examine Agora Imagem e Medicina atua desde 2012 na área de diagnóstico por imagem em parceria com grandes clínicas e grupos hospitalares de Brasília.

A clínica oferece uma estrutura agradável e atendimento humanizado para entregar, além de um diagnóstico preciso, a experiência do bem-estar.

Realize seu exame de ultrassom das articulações na Exame Agora, localizada na Avenida Recanto das Emas. 

Agende seu exame:(61) 3208-6814 (WhatsApp) 

(RT: Flávio H. A. Chaves – Radiologia e Diagnóstico por Imagem|CRM-DF: 19506; RQE: 11288)

Post anterior
Ultrassom de tireoide: qual o papel do exame no diagnóstico?
Próximo post
Conheça a importância do ultrassom morfológico na gravidez

Leia também