Saiba como o Ultrassom abdominal pode ajudar no diagnóstico de diversos problemas

O ultrassom abdominal é um exame de imagem muito confiável utilizado na avaliação periódica da saúde.

O exame não utiliza radiação ionizante e adquire as imagens em tempo real. Através de ondas sonoras de alta frequência, ele permite visualizar alterações nos órgãos internos localizados na região do abdômen como a vesícula, as vias biliares, o pâncreas e o retroperitônio.

Existem alguns tipos de ultrassom abdominal:

  • O ultrassom abdominal superior avalia os órgãos localizados na parte superior do abdômen, desde a região do tórax. O exame consegue visualizar o fígado, vesícula, baço, rins e pâncreas, mas também há usos para visualizar a veia cava inferior e a artéria aorta.
  • No ultrassom abdominal inferior o foco da avaliação serão os órgãos internos relacionados aos tratos urinários e reprodutivos. No homem, o exame visualiza a bexiga, as vesículas seminais e a próstata. Já na mulher, se estiver grávida,monitora o desenvolvimento do bebê e a saúde da gestação. Em mulheres não grávidas, o exame  investiga o útero, ovários e trompas uterinas.
  • O ultrassom abdominal total além de visualizar o fígado, permite análise das vias biliares, vesícula biliar, pâncreas, baço, rins, retroperitônio e grandes vasos abdominais, vias urinárias e bexiga.
  • Já o ultrassom abdominal da parede abdominal analisa músculos retos abdominais, musculatura larga do abdômen, bem como presença de hérnias da parede abdominal.

Quando o Ultrassom Abdominal deve ser solicitado?

Esse tipo de exame de imagem é muito importante para identificar a presença de alterações, cistos, nódulos, lesões e tumores nessa região do corpo. O ultrassom abdominal pode tanto ser solicitado pelo médico em consultas de check-up ou quando o paciente apresentar dores abdominais, que podem ser o indício de alterações nos rins e fígado, por exemplo.

Com o auxílio do exame de  ultrassom abdominal é possível realizar diagnóstico de doenças como:

  • Endometriose, cistos, miomas e tumores de útero e ovário;
  • Síndromes, doenças e malformações fetais durante a gestação;
  • Cistos e tumores na bexiga;
  • Cálculos nos rins e na vesícula;
  • Inflamações graves em órgãos, como a apendicite;
  • Câncer e outras doenças de próstata;
  • Bloqueios e alterações circulatórias em vias, veias e artérias;
  • Lesões e inflamações em tecidos dos órgãos abdominais;
  • Alterações importantes no tamanho e volume de órgãos;
  • Massas e tumores no peritônio;
  • Acúmulo de líquido e/ou secreção em locais incomuns.

Como deve ser feito o preparo para realizar o Ultrassom Abdominal?

Realizar o preparo para a realização do exame de ultrassom abdominal é indispensável, uma vez que ele pode interferir muito na visualização dos órgãos avaliados.

Por isso, é orientado que se evite consumo de bebidas alcoólicas, frituras e alimentos que produzam gases na véspera do exame (refrigerantes, laticínios, feijão, repolho). É preciso fazer um jejum absoluto de pelo menos 8h no dia do exame, sendo a última refeição leve.

O paciente deve ingerir 60 gotas de antigases duas horas antes do exame, sem tomar muita água junto, para reduzir os gases intestinais e facilitar a visualização do exame. Reter a urina por 2 horas antes do exame facilita a visualização também, mas não é um impeditivo. Por fim, não se deve fumar antes do exame!

Ultrassom abdominal no Recanto das Emas, em Brasília

Com 8 anos de experiência, a  Examine Agora – Imagem e Medicina, atua na área de diagnóstico por imagem em parceria com grandes clínicas e grupos hospitalares de Brasília.

Localizada no Recanto das Emas, a clínica oferece diversos tipos de exames de ultrassom abdominal, com atendimento para pacientes de muitos convênios médicos.

Agende seu exame através do telefone (61) 3208-6814 (WhatsApp).

Post anterior
Tudo no seu tempo
Próximo post
Essay

Leia também

Menu